Família Blasiana prepara-se para viver Ano Jubilar

Uma peregrinação à paróquia de Donas, onde foi sacerdote durante cinco anos, e um Congresso Internacional são alguns dos eventos que vão assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás.

A 19 de julho próximo a Família Blasiana vai dar início ao Ano Jubilar (1925-2025) que assinala os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do seu fundador, o Pe. Joaquim Alves Brás. Um sacerdote que deixou uma vasta Obra de apoio à família dinamizada por inúmeras fundações: Obra de Santa Zita (OSZ); Centros de Cooperação Familiar (CCF); Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF); Movimento por um Lar Cristão (MLC); Fundação Mons. Alves Brás e “Focos de Esperança”, o movimento juvenil da Família Blasiana.

O Ano Jubilar será marcado por vários eventos que pretendem celebrar a Vida e Obra deste sacerdote, nascido em Casegas, no concelho da Covilhã, mas também pensar a família e refletir a forma como o pensamento do Pe. Brás sobre a “célula base da sociedade” permanece atual nos dias de hoje.

O dia de abertura será assinalado em todas as localidades onde estão presentes as Obras fundadas pelo Pe. Alves Brás, através de uma largada de balões. Em cada balão “viaja” um pensamento do Pe. Brás em relação à família. Atenta às preocupações ambientais, a organização do Centenário, a cargo do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, teve a preocupação de adquirir balões 100 % biodegradáveis.

A 14 de setembro a Família Blasiana ruma em peregrinação a Donas, a paróquia onde o Pe. Brás foi sacerdote durante cinco anos. No decorrer da peregrinação haverá a inauguração de uma lápide, na Igreja Paroquial, alusiva ao Centenário.

A 17 e 18 de maio de 2025 terá lugar, em Fátima, um Congresso Internacional intitulado “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as Famílias com(o) o Pe. Brás”. Um congresso que, para a Família Blasiana, assenta em três grandes objetivos: ir às fontes para beber da intuição do Espírito que animou a Vida Obra do Pe. Alves Brás; olhar o presente e procurar discernir os caminhos que o Senhor lhe convoca e olhar o futuro tendo sempre as famílias como horizonte da sua missão.

No dia 19 de julho de 2025, completam-se 100 anos da data de ordenação sacerdotal do Pe. Brás. Foi ordenado a 19 de julho de 1925, na Guarda, por D. José Alves Matoso. Nesse dia, a peregrinação da Família Blasiana a Fátima, marca o encerramento do Ano Jubilar.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>