7 de outubro, dia de oração e jejum pela paz na Terra Santa

Patriarca Latino de Jerusalém convida para jornada de oração e jejum pela Terra Santa no dia 7 de outubro.

“Convido todos a um Dia de oração, jejum e penitência, no próximo dia 7 de outubro, data símbolo do drama que vivemos”, refere o  cardeal Pierbattista Pizzaballa, numa carta dirigida à Diocese do Patriarcado Latino de Jerusalém.

“Um dia de oração, penitência e jejum para invocar o dom da paz na Terra Santa, precisamente um ano depois da retomada do conflito entre Israel e Palestina”, refere a mensagem do cardeal Pizzaballa.  

“Há um ano, a Terra Santa e não só, foi mergulhada em um turbilhão de violência e ódio, nunca dantes visto ou experimentado, pela sua intensidade e impacto, que dilaceraram, profundamente, a nossa consciência e o nosso sentido de humanidade”, afirma o Patriarca Latino de Jerusalém.

Na carta, o cardeal Pierbattista Pizzabal lembra que o mês de outubro “é também mês mariano, pois, no dia 7, celebramos a memória de Maria Rainha do Rosário”.

 “Cada um, com o Rosário ou com os meios que achar melhor, pessoal ou comunitariamente, encontre um momento para parar e rezar, elevando ao Pai de Misericórdia e Deus de toda consolação, nosso desejo de paz e reconciliação”, concluiu.

No final da carta, o cardeal Pizzaballa deixa uma sugestão de oração.

“Senhor nosso Deus,
Pai do Senhor Jesus Cristo
e Pai de toda a humanidade,
que na cruz do vosso Filho
e através do dom da sua própria vida,
com grande custo, quisestes destruir
o muro da inimizade e da hostilidade,
que separa os povos e nos torna inimigos:
enviai aos nossos corações
o dom do Espírito Santo,
para que nos purifique de todo sentimento
de violência, ódio e vingança,
nos ilumine para que possamos compreender
a dignidade irreprimível
de cada pessoa humana
e nos inflame até nos consumirmos
por um mundo pacífico e reconciliado,
na verdade e na justiça,
no amor e na liberdade.
Deus Todo-poderoso e Eterno,
em vossas mãos depositamos as esperanças dos homens
e os direitos de cada povo:
assisti, com a vossa sabedoria, os que nos governam,
para que, com a vossa ajuda,
se tornem sensíveis aos sofrimentos dos pobres
e dos que sofrem pelas consequências
da violência e da guerra;
fazei que possam promover, em nossa região
e por toda a terra,
o bem comum e a paz duradoura.
Virgem Maria, Mãe da Esperança, obtende o dom da paz
para a Terra Santa, que vos gerou,
e para o mundo inteiro. Amém”.

Fonte: Vatican News

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Pastoral Familiar – “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o padre José Alves

Dez anos após a publicação da ‘Amoris Laetitia’, o padre José Augusto Gonçalves Alves teme que a pastoral familiar tenha perdido o impulso que já teve. “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o sacerdote vicentino e assistente espiritual do núcleo de Viseu do Movimento por um Lar Cristão. O padre José Alves defende uma pastoral “missionária “e “em saída”, em que a formação dos agentes da pastoral deve ir além da formação filosófica e teológica.

Ler Mais >>

“O amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas”

Ana Bem e Hélder da Silva celebram este ano 25 anos de casamento e 34 de namoro. São eles que nos ajudam a refletir sobre o Capítulo V da ´Amoris Laetitia’ – O Amor que se torna fecundo. Por entre a vida familiar, a vida profissional e o serviço à Igreja e à comunidade, afirmam que “o amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas” e “nunca fica mais pequeno quando é partilhado”.

Ler Mais >>

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>

Férias com afetos

As férias passam depressa, mas aquilo que vivemos em família permanece. Neste verão, queremos mais do que destinos e fotografias: queremos pais e filhos juntos, presentes, atentos uns aos outros, a criar memórias que o tempo não apaga. Porque as melhores férias são sempre as que fortalecem o afeto que nos une.

Ler Mais >>

A Santa Sé perante a crise do multilateralismo

Num tempo em que o multilateralismo parece perder fôlego perante a fragmentação global, Murillo Missaci propõe uma leitura do papel da Santa Sé na diplomacia contemporânea. Sem depender de poder económico ou militar, o Vaticano mantém-se como voz de diálogo e de equilíbrio, recordando que a credibilidade das instituições internacionais nasce da fidelidade à pessoa humana e da perseverança na cooperação.

Ler Mais >>