Explorar os encantos do Oeste em família

Peniche, Óbidos e Nazaré foram alguns dos locais que estiveram na rota de mais um passeio dinamizado pela Obra de Santa Zita -Lisboa/Estrela. A família Matias Alves andou por lá e dá-nos a conhecer os encantos do Oeste.

No passado dia 26 de outubro de 2024 realizámos mais um passeio com a Obra de Santa Zita – Lisboa/Estrela, visitando as belas cidades de Peniche, Óbidos, Nazaré e o Sítio. O roteiro foi organizado para explorar os Encantos do Oeste e a história destas regiões, unindo paisagens deslumbrantes e muita cultura.

A primeira paragem foi em Peniche, onde apesar do mau tempo, o grupo teve a oportunidade de conhecer o icónico Cabo Carvoeiro, com as suas impressionantes falésias e o Farol de Peniche, que oferece uma vista espetacular sobre o Oceano Atlântico e o arquipélago Berlengas. Além disso, embora não tenhamos entrado, ficámos a conhecer o Forte de Peniche, que serviu como prisão política durante o período do Estado Novo.

Em seguida, o grupo dirigiu-se a Óbidos, a romântica vila medieval. Pelas ruas de pedra e muralhas bem preservadas, teve oportunidade para explorar as lojinhas de artesanato e provar a famosa ginjinha servida em copo de chocolate, uma experiência deliciosa e típica da região.

Após a visita a Óbidos, o grupo dirigiu-se ao restaurante Lisboa XL próximo das Caldas da Rainha. Foram servidas várias iguarias tipicamente portuguesas, entre elas a famosa “Sopa da Pedra”, e variadas sobremesas. Foi um almoço belíssimo. Uma experiência a repetir.

Por fim, a excursão seguiu para Nazaré, conhecida pelas suas ondas gigantes e como um dos destinos mais populares de surf do mundo. Houve oportunidade para visitar o Farol e o Sítio da Nazaré, um dos pontos mais altos da cidade, de onde se podem avistar as paisagens costeiras de tirar o fôlego. Por fim pudemos visitar a praia da Nazaré e passear um pouco pelas suas ruas.

Assim terminámos o nosso passeio, deixando agradáveis memórias de um dia bem passado e a vontade de nos voltarmos a encontrar noutra viagem.

Família Matias Alves
Artigo da edição de dezembro de 2024 do Jornal da Família

Fotos: D.R.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

MLC reforça presença na Diocese do Funchal

Equipa Nacional do MLC esteve na Madeira para conhecer de perto a realidade das famílias locais e articular trabalho com os núcleos MLC ali presentes. O objetivo foi reforçar a presença do Movimento na Diocese do Funchal.

Ler Mais >>

A vida nascente (e mais uma mãe para a cadeia…)

Educação para o respeito integral pela vida humana, desde a conceção à morte, e educar para a sexualidade e para o amor/afetos. As premissas de Jorge Cotovio que devem estar no coração de todas as famílias para um novo ano de renovada esperança.

Ler Mais >>

Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Ler Mais >>

Uma paz desarmada e desarmante

As primeiras palavras de um Papa nunca são apenas protocolares: são sinais, intenções e caminhos. Ao proclamar “A paz esteja convosco”, na sua primeira bênção Urbi et Orbi, o Papa Leão XIV apontou desde logo um caminho. Um caminho de uma paz desarmada e desarmante. É a partir dessa paz, retomada na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 e iluminada pelo mistério do Natal, que somos convidados, por Juan Ambrosio, a repensar a forma como a acolhemos, a vivemos e a testemunhamos no mundo de hoje.

Ler Mais >>