Identificar as “novas feridas” das famílias e sará-las com “amor e esperança do Evangelho”, pede o Papa Francisco às Cooperadoras da Família

O Papa Francisco uniu-se ao Ano Jubilar das Cooperadoras da Família e pede-lhes que sejam “expressão do carisma de regenerar e santificar os núcleos familiares, identificando as suas novas feridas e sarando-as com o amor e a esperança do Evangelho”. Numa mensagem enviada por ocasião dos 25 anos de Direito Pontifício do ISCF, Francisco pede às Cooperadoras que “nunca renunciem à vocação de ser luz no mundo”.

O Papa Francisco uniu-se à celebração dos 25 anos de Direito Pontifício do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) e à celebração do Centenário da Ordenação Sacerdotal do seu fundador, o Pe. Joaquim Alves Brás. Numa mensagem assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco pede às Cooperadoras da Família que “nunca renunciem à vocação de ser luz no mundo”.

O Santo Padre “une-se às celebrações jubilares das Cooperadoras da Família e com os olhos postos no futuro faz votos de que: «brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está no céu» (Mt 5,16). Nunca renunciem à vocação de ser luz do mundo”, diz a mensagem dirigida à Coordenadora Geral do Instituto, Conceição Vieira, e lida em Fátima, pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, no decorrer da celebração dos 25 anos de Direito Pontifício do ISCF, a 4 de janeiro.

“Por esse fulgor anseiam as famílias do nosso tempo, como ansiavam aquelas que comoveram o Venerável sacerdote Joaquim Alves Brás, levando-o a dedicar-lhes o cuidado pastoral que o próprio Jesus lhe inspirou”, acrescenta a mensagem.

D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico em Portugal

Para Francisco cabe agora a cada Cooperadora “prolongar esse mesmo desejo, sendo nos dias de hoje expressão do carisma de regenerar e santificar os núcleos familiares, identificando as suas novas feridas e sarando-as com o amor e a esperança do Evangelho”.

O Papa Francisco encoraja os membros deste Instituto a imitar a solicitude da Virgem Maria, a quem chama “Rainha das famílias” e agradece “todo o bem que fazem às crianças e aos velhinhos, aos jovens e aos doentes, aos maravilhados com a vida matrimonial e àqueles que nela passam por tribulações” e aos sacerdotes.

Por fim, Francisco agradece também o cuidado que ele próprio recebeu, no decurso da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, quando foi acolhido pelas Cooperadoras da Família na Nunciatura Apostólica.

Sua santidade “não se esquece do cuidado com que o receberam na Nunciatura Apostólica durante a Jornada Mundial da Juventude”, lê-se na mensagem que termina com a Bênção Apostólica a toda a Família Blasiana, neste Ano Santo de 2025.

Texto e fotos: IM

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>