O Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) e Universidade Católica Portuguesa (UCP) estão a promover um inquérito sobre “A Família na sociedade contemporânea”. O objetivo deste estudo é recolher “perceções e opiniões sobre o conceito de família, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e a relevância das famílias no contexto atual”, refere a nota introdutória ao inquérito.
Esta iniciativa insere-se no contexto da celebração dos 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás, que serão assinalados no Ano Jubilar de 2025. Os resultados obtidos vão ser apresentados no decorrer de um Congresso, nos dias 17 e 18 de maio de 2025, que tem como tema: “Atravessados pelo Amor e pela Esperança” — Cuidar as Famílias com(o) o Pe Brás.
“Partilhar os resultados do inquérito, e a reflexão que a partir deles se pode fazer, com todos aqueles que têm a missão de promover e defender as famílias (no âmbito social, eclesial e mesmo académico) é também um dos objetivos do Congresso”, refere o comunicado que acompanha o inquérito, assinado por Conceição Vieira, Coordenadora-geral do ISCF, e Juan Ambrosio, teólogo e membro da Comissão Científica do Congresso.
“Conhecer esta realidade parece-nos fundamental para que se possam identificar de uma maneira mais certeira os desafios e oportunidades que as famílias hoje enfrentam e podermos, assim, procurar as maneiras mais ajustadas de as continuar a cuidar”, acrescenta o referido comunicado.
Segundo o documento, ISCF e UCP pretendem “não só celebrar e dar graças por estes 100 anos de caminho e compromisso, como também fazer um exercício de leitura da realidade familiar, em Portugal”. Para tal pedem o contributo de todos para o preenchimento do inquérito que se encontra online.
Inquérito: “A Família na sociedade contemporânea”
IM