Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

No dia 8 de fevereiro, 21 casais participaram num retiro orientado pelo teólogo Juan Ambrosio, nas instalações do Instituto Secular das Cooperadoras da Família/Obra de Santa Zita em Portalegre. A manhã centrou-se no papel da família no pontificado do Papa Francisco. Um Papa que ao longo dos anos foi publicando inúmeros documentos sobre a Família e aos quais Juan Ambrosio denomina de “ecossistema” de Francisco.  

Presentes estiveram também o Pe. Rui Rodrigues, Pároco de Nossa Senhora da Assunção e o Pe. João Maria Lourenço, Assistente do MLC em Portalegre.

Da parte da tarde, a partir de leituras da Exortação “Alegria do Amor” e da Encíclica “Amou-nos”, os participantes foram convidados a refletir, segundo Juan Ambrosio, sobre “os desafios com que se deparam hoje as famílias, procurando entender os melhores caminhos a seguir para lhes dar resposta”.

Retiro de Casais, Portalegre

A fé não é apenas teoria

Para o casal Marta Sampaio Soares e Manuel Abreu esta foi “uma experiência enriquecedora e inspiradora”. Num testemunho enviado ao Jornal da Família, Marta Sampaio Soares afirmou que a reflexão conduzida por Juan Ambrosio os ajudou “a compreender melhor o momento atual da Igreja, à luz do pontificado do Papa Francisco que tem dado um grande enfâse à família como pilar essencial da sociedade e da fé cristã”.

Para este casal, a mensagem do Papa Francisco “convida-nos a viver a fé no quotidiano, com alegria e esperança, independentemente das dificuldades que possamos enfrentar”. “A fé não é apenas teoria, mas vida concreta, construída nas pequenas escolhas do dia a dia, no amor partilhado e no compromisso com o outro”, acrescenta.

Em jeito de balanço, Marta afirma que saiu deste encontro “com o coração renovado” grata pela oportunidade de “reflexão e partilha”.

“Que possamos continuar a viver com um verdadeiro testemunho do amor de Deus, guiados pela fé e pela alegria de estarmos presentes, plenamente, no momento atual”, concluiu.

O dia terminou com uma celebração eucarística presidida por D. Antonino Dias, bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco.

O amor humano e divino

Dia 22 de fevereiro foi a vez do Centro de Cooperação Familiar, em Carcavelos, acolher um grupo de casais num retiro orientado pelo diácono Rui Mesquita. Ao longo do dia as famílias foram convidadas a refletir sobre a Carta Encíclica “Dilexit nos” (Amou-nos) sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus.

Retiro de casais, Carcavelos

Thais e Vinícius Reis foram um dos casais participantes e num texto enviado ao Jornal da Família destacaram cinco ideias-chave sobre a temática:  a importância do coração; gestos e palavras de amor; o coração que tanto amou; o amor que dá de beber e o Amor por Amor. “O aprofundamento destas cinco ideias possibilitou que as famílias compreendessem o amor através da relação amorosa de entrega de Cristo por todos nós e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus”, refere Thais e Vinícius Reis

A apresentação do tema deu início ao retiro, seguindo-se depois “a realização da experiência do amor através do silêncio e de gestos entre os casais e com dinâmicas que possibilitaram a reflexão individual, em casal e também em grupo”, conta o casal Reis.

Quanto ao que levam desta experiência, Thais e Vinícius afirmam que “contribuiu para o crescimento espiritual das famílias, através da compreensão da importância da devoção ao Coração de Cristo pela vivência em comunidade e vocação de serviço ao próximo”.

“Cristo ensina-nos a sermos missionários e a missão tem início na própria família, através da união, humildade, transmissão de valores, perdão, oração, leitura da palavra de Deus e amor ao próximo”, referem.

Em ambos os retiros, Portalegre e Carcavelos, enquanto os pais participaram na formação, os filhos contaram com o apoio das Cooperadoras da Família e com algumas educadoras para momentos de brincadeira e convívio.

IM
Artigo da edição de março de 2025 do Jornal da Família

Fotos: D.R. 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

Ler Mais >>

Desafios da Pastoral Familiar: olhar a realidade concreta e cuidar

Olhar a realidade concreta e cuidar são os grandes desafios apontados por Claudia Leal Luna para a Pastoral Familiar. A docente do Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família passou por Portugal para participar no congresso “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Ler Mais >>

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>