Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

No próximo dia 20 de julho de 2025, o Santuário de Fátima será palco da Peregrinação da Família Blasiana, promovida pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), integrada nas celebrações do Centenário de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás (1925–2025).

Sob o lema “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás”, esta peregrinação assinala o encerramento do Jubileu da Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás, ordenado sacerdote em 19 de julho de 1925 e fundador da Família Blasiana (Obra de Santa Zita, Instituto Secular das Cooperadoras da Família, Centro de Cooperação Familiar, Movimento por um Lar Cristão, Jornal da Família, Fundação Monsenhor Alves Brás com a Escola Profissional ASAS e Juventude Blasiana/Focos de Esperança).

É o culminar de uma caminhada realizada ao longo dos últimos três anos que contou com uma Peregrinação à Guarda, cidade berço das Obras do Pe. Brás; dois Fóruns sobre a Família (“Família, fonte de humanidade” e “Ser Pessoa – Ser Humano – Quem quero ser? Quem sou chamado a ser?”); uma largada de balões a 19 de julho de 2024, para assinalar o início do Ano Jubilar; uma Peregrinação a Donas, no concelho do Fundão, paróquia onde o Pe. Alves Brás foi pároco durante cinco anos, e um congresso realizado no passado mês de maio, intitulado “Atravessados pelo Amor e pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Um conjunto de iniciativas que deram a conhecer a Vida e Obra do Pe. Joaquim Alves Brás e refletiram sobre a atualidade do seu pensamento e da missão de todos os que partilham do seu carisma.

O encerramento do Jubileu Sacerdotal será um momento de festa para toda a Família Blasiana mas também para todas as famílias ligadas aos equipamentos sociais a cargo das Cooperadoras da Família e para todos aqueles que se quiserem juntar a este momento de celebração. 

A parte da manhã é dedicada à participação nas celebrações do Santuário e à tarde o Auditório Paulo VI acolhe um Momento Cultural e Recreativo, com destaque para a cerimónia de encerramento do Ano Jubilar do Centenário e um tempo de ação de graças pela Família e pelo Pe. Brás. A animação estará a cargo de Alda Casqueira e Animatus Band.

Alda Casqueira é uma educadora de infância que há vários anos dedica a vida à educação através da música. Durante os seus espetáculos, a música é usada como uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de estimular a criatividade, a curiosidade e a interação social, proporcionando momentos únicos de aprendizagem lúdica e alegria partilhada.

Recorde-se que as Cooperadoras da Família desempenham a sua missão através das inúmeras Obras fundadas pelo Pe. Joaquim Alves Brás de apoio à família: Obra de Santa Zita, Centro de Cooperação Familiar, Instituto Secular das Cooperadoras da Família e Movimento por um Lar Cristão. Todas juntas formam a Família Blasiana.

As Cooperadoras gerem ainda uma Escola Profissional, em Lisboa, a Escola ASAS – Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social.

Ligado às Cooperadoras da Família, e integrando a Família Blasiana, existe ainda o movimento juvenil “Focos de Esperança”, que pretende divulgar entre os mais novos o carisma do Pe. Alves Brás.

Através destas Obras, as Cooperadoras estão presentes em Lisboa, Porto, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Elvas, Faro, Guarda, Portalegre, Casegas, Viseu e Fátima.

Espalhados por estas localidades, a Obra de Santa Zita e o Centro de Cooperação Familiar têm a seu cargo vários equipamentos de apoio à infância: Creches, Pré-escolar e CATL onde recebem cerca de 1400 crianças.

No apoio à terceira idade destacam-se as valências de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, onde prestam apoio a cerca de 260 utentes. 

As Cooperadoras estão ainda presentes em Roma (Itália), Madrid (Espanha) também com valências dedicadas à infância e a pessoas idosas, Guanhães (Brasil) e Cabinda (Angola) com uma escola que acolhe cerca de mil alunos.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Buen Camino!

“Foram dias intensos de esforço físico, mas sobretudo de densidade espiritual”. Juan e Cristina concretizaram este verão uma experiência há anos adiada: percorrer um dos caminhos que leva a Santiago de Compostela. Uma experiência partilhada no Jornal da Família.

Ler Mais >>

Sagrada Família, uma extraordinária surpresa

Na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, a beleza arquitetónica é inseparável da beleza espiritual que provoca em cada visitante. A obra, a quem Gaudi dedicou 43 anos da sua vida, é Património Mundial e mereceu uma visita demorada de Cristiano Cirillo.

Ler Mais >>