MLC aposta na identidade, consolidação e crescimento

O Movimento por um Lar Cristão (MLC) quer chegar a mais paróquias e a mais dioceses. Uma aposta da nova Equipa Executiva, presidida pelo casal Anabela e Aires Freitas, reeleita, no passado dia 18 de outubro, para novo mandato.

No passado dia 18 de outubro, reuniram-se os elementos da Equipa Nacional do Movimento por um Lar Cristão (MLC) e os delegados ao Congresso Eleitoral, na Casa de Retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Fátima.

Durante o Congresso, foram aprovadas as contas referentes a 2024-2025. Estiveram presentes coordenadores e delegados das localidades de Aveiro, Braga, Casegas, Castelo Branco, Coimbra, Funchal, Lisboa, Portalegre e Viseu, bem como a Covilhã, que participou pela primeira vez. Cada diocese apresentou um breve relatório das atividades desenvolvidas ao longo do ano 2024-2025, destacando o dinamismo e o empenho das equipas diocesanas e o plano de trabalho para o ano 2025-2026.

Seguiu-se uma Eucaristia presidida pelo Frei Filipe Rodrigues, após a qual teve lugar um almoço convívio. Na parte da tarde, procedeu-se à eleição do Casal Presidente e do Conselho Fiscal.

Neste Congresso foi reeleito para um novo mandato (2025-2028) o casal Aires e Anabela Freitas como Presidente do MLC. Foram também eleitos para o Conselho Fiscal os casais Antonino e Adália Santos Nabo, António e Lúcia Bento (Coimbra) e Patrícia e José Braz (Lisboa).

No seguimento da eleição, o Casal Presidente deu a conhecer a Equipa Executiva, composta pelos casais Cláudio Cruz e Fabiana David (Lisboa) – Casal Secretário; José Mário e Gracinda Silva (Lisboa) – Casal Tesoureiro; Luís e Teresa Santos (Lisboa) e Álvaro Neto e Ivancleide Barbosa (Covilhã) – Casais Vogais. Integram ainda a equipa a Cooperadora da Família Maria do Céu Simões e o Assistente Nacional Frei Filipe Rodrigues.

Após serem eleitos, o Casal Presidente aceitou o desafio, apresentando as seguintes linhas programáticas:

  • Atualizar a base de dados com informação de todos os casais do MLC;
  • Concluir o processo de revisão dos Estatutos do MLC;
  • Apresentar novos desdobráveis/flyers para todas as dioceses, para dar a conhecer o MLC em todos os encontros que o Movimento tenha nas diferentes dioceses;
  • Continuar a apostar na identidade, consolidação e crescimento (qualitativo e quantitativo) do MLC, bem como criar um grupo para viúvos, dando resposta aos nossos membros e a outros;
  • Continuar a fortalecer os laços de pertença à grande Família Blasiana;
  • Continuar a implementar e revitalizar o MLC, levando o Movimento a outras paróquias e dioceses.

O Movimento continua com o seu objetivo de criar um ambiente familiar que reflita os valores cristãos de amor, respeito e compaixão, guiados pela Sagrada Família de Nazaré, inspirado no desejo do Venerável Monsenhor Joaquim Alves Brás.

Fabiana David e Cláudio Cruz
Artigo da edição de novembro de 2025 do Jornal da Família

Foto: D.R.
Nova Equipa Executiva MLC: Céu Simões, Cooperadora da Família, casal Álvaro Neto e Ivancleide Barbosa, casal Mário e Gracinda Silva, casal Teresa e Luís Santos, casal Anabela e Aires Freitas, casal Fabiana e Claúdio Cruz e Frei Filipe Rodrigues, Assistente Nacional do MLC (da esquerda para a direita na foto)

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O amor no matrimónio: entre a beleza e os desafios

O Capítulo IV da ‘Amoris Laetitia’ ganha vida na voz de João dos Santos Silva e de Maria Margarida Bogalheiro, que revelam um matrimónio construído na entreajuda diária, na amizade e na fé que lança “uma corda” quando “o barco está a afundar”. Há dias que “não são fáceis” e reconhecem que já se deitaram “sem fazer as pazes”. Mas o amor salva o matrimónio.

Ler Mais >>

A Grandeza da Pessoa Humana

A ‘Magnifca Humanitas’ convoca-nos para a “apaixonante missão de dar forma ao nosso tempo”, afirma Juan Ambrosio na análise que faz da primeira Encíclica do Papa Leão XIV. Para o professor de teologia da Universidade Católica Portuguesa o documento papal convida-nos a construir uma história onde “a dignidade de cada pessoa seja salvaguardada, a justiça seja promovida e a fraternidade seja possibilitada”, onde “o progresso deve estar ao serviço da pessoa e nunca contra ela”.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada vivida no coração do mundo secularizado como presença da Igreja sinodal

Num tempo em que a fé parece afastar-se do espaço público, a secularidade consagrada emerge como um sinal discreto da presença da Igreja no coração da sociedade. Vivendo plenamente inseridos nos ambientes profissionais, culturais e familiares, os consagrados seculares tornam visível uma Igreja sinodal que escuta, dialoga e participa ativamente na construção de um mundo mais humano.

Ler Mais >>