O Vaticano publicou o documento ‘A ecologia integral na vida da família’, um guia que pretende ajudar as famílias a “viver melhor o Francisco e Leão XIV para escutar o clamor da Terra e dos pobres com gestos concretos cuidado da Criação e de cada pessoa”, respondendo aos apelos dos Papas Francisco e Leão XIV. A nova publicação, fruto do trabalho conjunto do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, sublinha que “os valores que tomam forma e crescem na família constituem o terreno fértil de onde brota a vida da sociedade. As famílias são, portanto, fundamentais para desenvolver e transmitir o valor do cuidado da nossa Casa Comum e de cada pessoa””.
Os cardeais Michael Czerny e Kevin Farrell, na apresentação do documento, destacam que muitas famílias já vivem esta vocação com “coração aberto e alicerçadas na Esperança que é Cristo Jesus”. Para os responsáveis, é no quotidiano doméstico que se aprende “o dom de si, a paciência e a dedicação, o acolhimento e a tutela da vida”, bem como a solidariedade entre gerações e entre famílias.
Inspirado na Laudato si’ e na Amoris Laetitia, o documento assume que Criação e vida familiar estão profundamente interligadas. Por isso, a conversão ecológica não começa nas grandes decisões políticas, mas “numa renovação que parte de baixo e influencia positivamente a coletividade e as políticas públicas”. A família é apresentada como o primeiro espaço onde se formam hábitos de simplicidade, responsabilidade e cuidado.
A obra organiza-se em duas partes: uma primeira com os fundamentos da ecologia integral segundo o Papa Francisco, e uma segunda que desenvolve sete objetivos da Laudato si’: ouvir o clamor da terra; ouvir o clamor dos pobres; economia ecológica; estilo de vida ecológico; educação; espiritualidade ecológica; participação comunitária. Cada capítulo inclui explicação, implicações, perguntas para reflexão e ações concretas para a vida familiar.
Embora dirigido sobretudo às famílias, o documento “diz respeito a todos”, oferecendo sugestões para enfrentar os desafios ambientais atuais e promover “o desenvolvimento integral de cada pessoa”. A conclusão reforça que “dos relacionamentos e das conexões que unem as pessoas” pode nascer uma transformação social mais ampla, e recordam o apelo dos participantes da “Quarta Conferência Internacional sobre o Cuidado da Criação”, realizada na Universidade Católica Portuguesa, em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa, para que as famílias sejam “ecossistemas de amor, de dom, de paciência e de responsabilidade”.
Documento:
https://www.laityfamilylife.va/content/dam/laityfamilylife/Documenti/Pubblicazioni/
Ecologiaintegrale_famiglia/25_00659_DSSUI_PORT_OPUSCOLO%20X%20WEB.pdf
IM
Artigo da edição de junho de 2026 do Jornal da Família





